• White LinkedIn Icon
  • White Google+ Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2016 por Viviane Fernandes 

Dia Mundial do Rim

March 13, 2019

 

Olá!

Estava com saudades de utilizar este espaço para me comunicar com você! A segunda quinta-feira do mês de março é considerado o Dia Mundial do Rim (DMR). Logo, este ano será no dia 14.  Por que um dia mundial para esse órgão? A Sociedade Brasileira de Nefrologia propõe para este dia“aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais. A saúde do rim para todos, em qualquer lugar, propõe uma cobertura universal de saúde para prevenção e tratamento precoce da doença renal. Especificamente, este dia alerta e conclama a todos para defenderem medidas concretas em todos os países para melhorar os cuidados dos rins, entre elas destacam-se:
– Incentivar e adotar estilos de vida saudáveis (acesso à água potável, exercícios, dieta saudável, controle do tabagismo. Muitos tipos de doenças renais podem ser prevenidos, retardados e/ou controlados.
– Fazer o rastreio (screening) de doenças renais e uma intervenção de cuidados de saúde primários incluindo o acesso a ferramentas de identificação (por exemplo, análises de sangue (como a dosagem da Creatinina) e exames de urina. O rastreamento de indivíduos de alto risco e o diagnóstico e tratamento precoces são eficazes em termos de custo para prevenir ou retardar doenças renais em estágio terminal.
– Garantir que os pacientes com doenças renais, recebam os serviços básicos de saúde que necessitam (por exemplo, o controle da pressão arterial e do colesterol, acesso aos medicamentos essenciais) para retardar a progressão da doença.
– Apelar ao poder público que implante e aprimore políticas transparentes que regulem o acesso universal e sustentável a serviços avançados.
- Quebrar barreiras socioeconômicas e expandir o acesso equitativamente.”

 

O Dia Mundial do Rim foi instituído em 2006 e já agrega mais de 150 países. No entanto, não tem sido algo apenas simbólico. Tem sido efetivo devido às mobilizações que tem instigado na promoção da educação em saúde, da prevenção às doenças renais, no reforço em deixar claro que as desigualdades acentuam o problema, favorecendo que hajam ações abertas e gratuitas à população. 


Precisamos reconhecer que todas as ações são válidas, são importantes, precisam acontecer, mas, são pontuais. Para além das mobilizações de amanhã, precisamos trabalhar consistentemente e coletivamente como cidadãos quanto à este problema de saúde pública. Temos negligenciado a saúde dos rins e semanalmente centenas de pessoas em todo país dão início à hemodiálise (tratamento onde uma máquina através do sangue, faz a função de filtragem de substâncias e eliminação de líquidos, no lugar dos rins) em contexto de urgência.

 

Dado do Censo de Diálise no Brasil publicado em 2018, identificou que em 2017, 40 mil novas pessoas iniciaram a diálise (seja na modalidade peritoneal - na qual não utiliza o sangue e o acesso é feito no abdômen (através da membrana chama peritôneo), e pode ser realizada em casa -, ou, hemodiálise (realizada em clínicas especializadas ou em hospitais).

 

Acompanhando essas movimentações internacionais deste dia, em Sergipe teremos amanhã,  14 de março,  Dia Mundial do Rim:

 

Das 8 às 10 da manhã

BLITZ EDUCATIVA PROMOVIDA PELA ARCRESE

Na Av. Tancredo Neves próximo à Faculdade Pio X.

 

Das 17 às 20 horas

SERVIÇOS GRATUITOS, COM FOCO NA SAÚDE DOS RINS, PROMOVIDOS PELO HOSPITAL DO RIM DE SERGIPE

No Mirante da 13 de Julho.

 

Em Sergipe, estamos nós do Doar-se durante todo o ano em parceria  com a Associações de Renais Crônicos de Sergipe -ARCRESE , com a Central de Transplantes de Sergipe, com o Grupo de Apoio ao Renal- GAREN, instituições públicas e privadas, fazendo o possível. Sabemos que o foco além da educação em saúde, cultura da doação, prevenção, precisa acontecer concomitantemente ao reconhecimento e à busca da superação das desigualdades que envolvem a população em geral, os próprios renais e as dificuldades de acesso.

 

Estas últimas, não consistem apenas nas dificuldades para conseguir acessar aos tratamentos, especialmente ao transplante (atividade suspensa em Sergipe desse 2012), mas, também, no acesso ao próprio diagnóstico, sendo uma realidade constante a identificação da doença tardiamente, ocorrendo por vezes a morte “prematura”. Esse e contexto é nosso, é sergipano, e precisamos supera-lo.

 

Sabendo de outras ações neste dia, compartilhe conosco, independente da proporção que ela tenha, divulgaremos nas redes sociais com grande satisfação! Junte-se à campanha e faça você como for possível, onde puder, referência à este dia #diamundialdorim,  à este problema que acomete no mundo cerca 850 MILHÕES DE PESSOAS, decorrente de vários motivos, sendo o diabetes e a hipertensão arterial as principais doenças que podem causar a insuficiência renal crônica.

Avante, alimentando bons sentimentos e pensamentos, hábitos de vida mais saudáveis e consultas regulares para checar a saúde geral,  lembrando sempre dos rins!

Gratidão por dispor deste seu tempo, e pela comunicação estabelecida. Conte conosco também!

Com um abraço fraterno, Viviane Fernandes.

 

 

#doarseapoia#diamundialdorim#qualidadedevida#prevenção#cuide-se#previna-se #arcrese #garen #saúdecoletiva #transplantasergipe #previnasergipe #fenapar #sbn  #doarse

Please reload

Posts Em Destaque

Dia Mundial do Rim

March 13, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

March 13, 2019